NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

O III ELPED e o ELICPIBID oferecerão espaços de apresentação de trabalhos, em forma de COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA E PÔSTER. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Científica de acordo com os seguintes critérios:

  1. relevância e pertinência da discussão sobre o tema, consistência teórica, relação com a pesquisa na área, vinculação com a problemática atual da educação, coerência da argumentação, originalidade e apresentação formal rigorosa;
  2. deverão ser resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento que apresentem análises preliminares, bem como relatos de experiência;
  3. cada participante poderá inscrever até dois trabalhos como primeiro autor, em modalidades e eixos diferentes , sendo 04 (quatro) o número máximo de autores para todas as modalidades;
  4. para o envio do trabalho, o primeiro autor deverá estar inscrito no evento, pois a submissão do trabalho depende do pagamento. Os valores da inscrição estão descritos no item “inscrições” do site do evento;
  5. no dia da apresentação do trabalho, caso o primeiro autor não possa realizá-la, essa poderá ser feita por outro autor, desde que esteja devidamente inscrito no evento;
  6. trabalhos que não estiverem de acordo com as normas especificadas em cada modalidade serão automaticamente reprovados.

 

INSCRIÇÕES

Os trabalhos deverão ser inscritos no site www.elicpibid.com.br no período de 15 de outubro de 2017 a 02 de março de 2018, devendo ser enviado 1 (um) arquivo no formato word, com a identificação dos autores e instituição.

 

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho escrito em forma de artigo científico que apresente resultados parciais e finais de pesquisas científicas vinculadas a didática, metodologias e práticas de ensino, formação de professores, situações do cotidiano escolar, projetos desenvolvidos no estágio e/ou programas educacionais e de iniciação, de desenvolvimento de produtos etc. Esta categoria contempla trabalhos de natureza teórica e/ou empírica, relacionados aos eixos temáticos do evento.Texto: mínimo de 6 e máximo de 12 laudas, com as referências.Apresentação: oral, tempo máximo de 15 minutos.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trabalho escrito em forma artigo científico que apresente uma descrição detalhada e reflexiva sobre a prática da sala de aula, formação de professores, cotidiano escolar, projetos desenvolvidos no estágio e/ou Pibid, entre outros programas. É fundamental que o texto contemple uma descrição detalhada e reflexiva das ações desenvolvidas na experiência com observações, reflexões do(a) autor(a) e fundamentação teórica.

Texto: mínimo de 4 e máximo de 6 laudas, com as referências.

Apresentação e arguição: oral, tempo máximo de 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para arguição.

IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical antes do envio.

 

PÔSTER CIENTÍFICO

Trabalho escrito apresentados no formato de resumo simples que apresente resultados parciais ou finais de pesquisa, bem como de relatos de experiências.

Texto: resumo simples (mínimo de 250 e máximo de 350 palavras, em espaço 1,5) contendo título, introdução e síntese dos procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa ou da experiência educativa, conclusão (final ou parcial) e três palavras-chave.

Esquema do pôster: o pôster deverá ser confeccionado com dimensões 90 cm de largura por 120 cm de altura, sendo importante apresentar uma estética chamativa e atrativa aos leitores. O título deverá ser o mesmo do resumo e em letras maiúsculas que permitam a leitura a três metros de distância.

Apresentação: o autor deverá apresentar o trabalho em período e local específicos previsto na programação do evento. No dia, horário e local programado para a apresentação do pôster, a monitoria do evento passará em cada pôster para registrar a presença do autor. É responsabilidade do autor: a) apresentar ao monitor um documento de identificação original e com foto (RG, carteira de motorista etc.) para poder registrar a apresentação do pôster; b) permanecer junto ao pôster até o final da sessão; c) ao término da sessão, retirar e levar o pôster.

IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical antes do envio.

 

EIXOS TEMÁTICOS

Ao inscrever um trabalho, o autor deverá fazer a opção para enquadrá-lo em um dos eixos temáticos listados abaixo:

  1. EIXO TEMÁTICO 1 – Aspectos Históricos Filosóficos e Epistemológicos da EducaçãoEmenta: Estudos e pesquisas que discutam os fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos que contextualizam a relação Educação, Estado e Sociedade, considerando a Educação Básica como processo social da organização do sistema educacional brasileiro.
  2. EIXO TEMÁTICO 2 – Políticas Públicas, Currículo e Gestão EscolarEmenta: Estudos e pesquisas que discutam as políticas educacionais e seus reflexos na escola básica. Tendências contemporâneas sobre o currículo e a gestão escolar. Currículo, gestão e organização escolar. Currículo, gestão e trabalho docente.
  3. EIXO TEMÁTICO 3 – Formação, Profissionalização e Trabalho DocenteEmenta: Estudos e pesquisas que discutam os aspectos históricos da identidade docente. Princípios norteadores da docência e suas implicações na formação de professores e no exercício profissional. Mediação da identidade docente: papeis significados e sentidos do trabalho. Especificidades de sua ação na educação básica.
  4. EIXO TEMÁTICO 4 –  Prática Pedagógicas e Metodologias de EnsinoEmenta: Estudos e pesquisas que discutem os princípios e pressupostos do planejamento e da organização das atividades de ensino; diferentes formas de organização das situações de aprendizagem na Educação Básica; metodologias de ensino e da aprendizagem.
  5. EIXO TEMÁTICO 5 –  Educação, Diversidade e CulturaEmenta: Estudos e pesquisas que discutam questões relativas ao processo de inclusão na sociedade letrada e cidadã: ações afirmativas na educação básica; a diversidade de língua e cultura como construção histórica do homem. Gênero, sexualidade e inclusão escolar.
  6. EIXO TEMÁTICO 6 – Educação e MultimídiaEmenta: Estudos e pesquisas que discutam a aproximação e o uso das aplicações das tecnologias da informação e comunicação no contexto da Educação. Contribuições das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem.
  7. EIXO TEMÁTICO 7 – Educação e Meio AmbienteEmenta: Estudos e pesquisas que discutam as relações entre sociedade e natureza; a contribuição da educação ambiental à conservação dos recursos naturais rumo ao desenvolvimento sustentável; a organização didática da educação ambiental formal e informal. A formação profissional e docente em educação ambiental.

 

FORMATAÇÃO GERAL

  1. Arquivo em formato .doc.
  2. Margens para folha de tamanho A4: superior 3 cm; inferior 2 cm; lateral esquerda 3 cm e lateral direita 2 cm.
  3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  4. Parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 cm.
  5. Alinhamento justificado.
  6. Espacejamento: entre linhas de 1,5 cm, deixando um espaço simples entre o título, o nome dos autores e início de cada seção.
  7. Numeração de páginas: numerar as páginas, a partir da primeira, no canto superior à direita.
  8. Ênfase: usar apenas itálico(não sublinhar, nem negritar).
  9. Notas de rodapé[1]: para incluir notas de rodapé, em caso de serem indispensáveis, utilize a ferramenta do Word. Notas de rodapé ficam com letra Times, tamanho 10pt, espaçamento simples, justificado e com filete à esquerda.
  10. Figuras, gráficos, quadros e tabelas devem estar dentro do corpo do texto, possuir legenda centralizada (tamanho 10). O título da tabela e quadro os precede, já o título do gráfico e/ou figura vem depois conforme normas da ABNT NBR 14724.
  11. As tabelas devem apresentar uniformidade gráfica: tipos de letras e números, o uso de maiúscula e minúscula. Além disso, preferencialmente, as tabelas devem ser apresentadas em uma única página.
  12. As citações devem respeitar a norma ABNT NBR 10520/2002.
  13. [1] Notas de rodapé ficam com letra Times, tamanho 10pt, espaçamento simples, justificado e com filete à esquerda.

 

MODELO RESUMO SIMPLES – COMUNICAÇÃO, RELATO E PÔSTER – revisado 01-11-2017

Esquema do Pôster Científico – revisado 01-11-2017

CONTATO

Reitoria IF Goiano: (62) 3605-3600
IF Goiano - Campus Rio Verde: (64) 3620-5618
Uni RV: (64) 3611-2200
FAR: (64) 3620-4700
UEG - Jataí: (64) 3636-2848
UEG - Quirinópolis: (64) 3651-2285
UFG - Campus Jataí: (64) 3606-8202
 E-mail: [email protected]