NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

O III ELPED e o ELICPIBID oferecerão espaços de apresentação de trabalhos, em forma de COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA, RELATO DE EXPERIÊNCIA E PÔSTER. Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma Comissão Científica de acordo com os seguintes critérios:

  1. relevância e pertinência da discussão sobre o tema, consistência teórica, relação com a pesquisa na área, vinculação com a problemática atual da educação, coerência da argumentação, originalidade e apresentação formal rigorosa;
  2. deverão ser resultantes de pesquisas concluídas ou em andamento que apresentem análises preliminares, bem como relatos de experiência;
  3. cada participante poderá inscrever até dois trabalhos como primeiro autor, em modalidades e eixos diferentes , sendo 04 (quatro) o número máximo de autores para todas as modalidades;
  4. para o envio do trabalho, o primeiro autor deverá estar inscrito no evento, pois a submissão do trabalho depende do pagamento. Os valores da inscrição estão descritos no item “inscrições” do site do evento;
  5. no dia da apresentação do trabalho, caso o primeiro autor não possa realizá-la, essa poderá ser feita por outro autor, desde que esteja devidamente inscrito no evento;
  6. trabalhos que não estiverem de acordo com as normas especificadas em cada modalidade serão automaticamente reprovados.

 

INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHO

Os trabalhos deverão ser inscritos no site www.elicpibid.com.br no período de 15 de outubro de 2017 a 02 de abril de 2018 (prazo prorrogado) . 

 

A submissão será no mesmo espaço da inscrição – https://sistemas.ifgoiano.edu.br/sevifgoiano/index.php?id_evento=NzE=

Os arquivos devem ser em formato word, com a identificação dos autores e instituição, conforme modelos anexados abaixo.

Atenção! A submissão de trabalhos só estará disponível após o pagamento do boleto e reconhecimento do pagamento pelo sistema.

 

 

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

Trabalho escrito em forma de artigo científico que apresente resultados parciais e finais de pesquisas científicas vinculadas a didática, metodologias e práticas de ensino, formação de professores, situações do cotidiano escolar, projetos desenvolvidos no estágio e/ou programas educacionais e de iniciação, de desenvolvimento de produtos etc. Esta categoria contempla trabalhos de natureza teórica e/ou empírica, relacionados aos eixos temáticos do evento.

Arquivos a ser enviados:

a) Resumo simples: conforme modelo anexado abaixo.

b) Trabalho completo: mínimo de 4 e máximo de 12 laudas, com as referências.

c) Termo de entrega e autorização de publicação: conforme modelo anexado abaixo.

d) Autorização para uso de imagem em publicação (caso tenha alguma imagem): conforme modelo anexado abaixo.

 

Apresentação: oral, tempo máximo de 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para arguição.

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Trabalho escrito em forma artigo científico que apresente uma descrição detalhada e reflexiva sobre a prática da sala de aula, formação de professores, cotidiano escolar, projetos desenvolvidos no estágio e/ou Pibid, entre outros programas. É fundamental que o texto contemple uma descrição detalhada e reflexiva das ações desenvolvidas na experiência com observações, reflexões do(a) autor(a) e fundamentação teórica.

Arquivos a ser enviados:

a) Resumo simples: conforme modelo anexado abaixo.

b) Trabalho completo: mínimo de 4 e máximo de 6 laudas, conforme modelo anexado abaixo.

c) Termo de entrega e autorização de publicação: conforme modelo anexado abaixo.

d) Autorização para uso de imagem em publicação (caso tenha alguma imagem): conforme modelo anexado abaixo.

 

Apresentação: oral, tempo máximo de 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para arguição.

 

PÔSTER CIENTÍFICO

Trabalho escrito apresentados no formato de resumo simples que apresente resultados parciais ou finais de pesquisa, bem como de relatos de experiências.

Arquivos a ser enviados:

a) Resumo simples: conforme modelo anexado abaixo.

b) Esquema do Pôster Científico: conforme modelo anexado abaixo.

c) Termo de entrega e autorização de publicação: conforme modelo anexado abaixo.

d) Autorização para uso de imagem em publicação (caso tenha alguma imagem): conforme modelo anexado abaixo.

 

Apresentação:

O autor deverá apresentar o trabalho em período e local específicos previsto na programação do evento. No dia, horário e local programado para a apresentação do pôster, a monitoria do evento passará em cada pôster para registrar a presença do autor. É responsabilidade do autor: a) apresentar ao monitor um documento de identificação original e com foto (RG, carteira de motorista etc.) para poder registrar a apresentação do pôster; b) permanecer junto ao pôster até o final da sessão; c) ao término da sessão, retirar e levar o pôster.

 

IMPORTANTE: todos os trabalhos deverão passar por revisão ortográfica e gramatical antes do envio.

 

EIXOS TEMÁTICOS

Ao inscrever um trabalho, o autor deverá fazer a opção para enquadrá-lo em um dos eixos temáticos listados abaixo:

  1. EIXO TEMÁTICO 1 – Aspectos Históricos Filosóficos e Epistemológicos da EducaçãoEmenta: Estudos e pesquisas que discutam os fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos que contextualizam a relação Educação, Estado e Sociedade, considerando a Educação Básica como processo social da organização do sistema educacional brasileiro.
  2. EIXO TEMÁTICO 2 – Políticas Públicas, Currículo e Gestão EscolarEmenta: Estudos e pesquisas que discutam as políticas educacionais e seus reflexos na escola básica. Tendências contemporâneas sobre o currículo e a gestão escolar. Currículo, gestão e organização escolar. Currículo, gestão e trabalho docente.
  3. EIXO TEMÁTICO 3 – Formação, Profissionalização e Trabalho DocenteEmenta: Estudos e pesquisas que discutam os aspectos históricos da identidade docente. Princípios norteadores da docência e suas implicações na formação de professores e no exercício profissional. Mediação da identidade docente: papeis significados e sentidos do trabalho. Especificidades de sua ação na educação básica.
  4. EIXO TEMÁTICO 4 –  Prática Pedagógicas e Metodologias de EnsinoEmenta: Estudos e pesquisas que discutem os princípios e pressupostos do planejamento e da organização das atividades de ensino; diferentes formas de organização das situações de aprendizagem na Educação Básica; metodologias de ensino e da aprendizagem.
  5. EIXO TEMÁTICO 5 –  Educação, Diversidade e CulturaEmenta: Estudos e pesquisas que discutam questões relativas ao processo de inclusão na sociedade letrada e cidadã: ações afirmativas na educação básica; a diversidade de língua e cultura como construção histórica do homem. Gênero, sexualidade e inclusão escolar.
  6. EIXO TEMÁTICO 6 – Educação e MultimídiaEmenta: Estudos e pesquisas que discutam a aproximação e o uso das aplicações das tecnologias da informação e comunicação no contexto da Educação. Contribuições das tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem.
  7. EIXO TEMÁTICO 7 – Educação e Meio AmbienteEmenta: Estudos e pesquisas que discutam as relações entre sociedade e natureza; a contribuição da educação ambiental à conservação dos recursos naturais rumo ao desenvolvimento sustentável; a organização didática da educação ambiental formal e informal. A formação profissional e docente em educação ambiental.

 

FORMATAÇÃO GERAL

  1. Arquivo em formato .doc.
  2. Margens para folha de tamanho A4: superior 3 cm; inferior 2 cm; lateral esquerda 3 cm e lateral direita 2 cm.
  3. Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  4. Parágrafo: a primeira linha de cada parágrafo deve ser recuada em 1,25 cm.
  5. Alinhamento justificado.
  6. Espacejamento: entre linhas de 1,5 cm, deixando um espaço simples entre o título, o nome dos autores e início de cada seção.
  7. Numeração de páginas: numerar as páginas, a partir da primeira, no canto superior à direita.
  8. Ênfase: usar apenas itálico(não sublinhar, nem negritar).
  9. Notas de rodapé[1]: para incluir notas de rodapé, em caso de serem indispensáveis, utilize a ferramenta do Word. Notas de rodapé ficam com letra Times, tamanho 10pt, espaçamento simples, justificado e com filete à esquerda.
  10. Figuras, gráficos, quadros e tabelas devem estar dentro do corpo do texto, possuir legenda centralizada (tamanho 10). O título da tabela e quadro os precede, já o título do gráfico e/ou figura vem depois conforme normas da ABNT NBR 14724.
  11. As tabelas devem apresentar uniformidade gráfica: tipos de letras e números, o uso de maiúscula e minúscula. Além disso, preferencialmente, as tabelas devem ser apresentadas em uma única página.
  12. As citações devem respeitar a norma ABNT NBR 10520/2002.
  13. [1] Notas de rodapé ficam com letra Times, tamanho 10pt, espaçamento simples, justificado e com filete à esquerda.

 

MODELO DE FORMATAÇÃO TRABALHO COMPLETO (COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E RELATO DE EXPERIÊNCIA)

MODELO RESUMO SIMPLES – COMUNICAÇÃO, RELATO E PÔSTER – revisado 01-11-2017

Esquema do Pôster Científico – revisado 01-11-2017

TERMO DE ENTREGA E AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM EM PUBLICAÇÃO

 

CONTATO

Reitoria IF Goiano: (62) 3605-3600
IF Goiano - Campus Rio Verde: (64) 3620-5618
IF Goiano - Campus Rio Verde | Coordenação do Evento: (64) 3620-5688
Uni RV: (64) 3611-2200
FAR: (64) 3620-4700
UEG - Jataí: (64) 3636-2848
UEG - Quirinópolis: (64) 3651-2285
UFG - Campus Jataí: (64) 3606-8202
E-mail: [email protected]