LANÇAMENTO DE LIVROS

Lançamento de Livros

Dia: 08 de Junho 2018

Horário: 18:00 às 19:00

Local: Entrada do auditório

 

Informações Fornecidas pelos autores

 

Título do Livro:   Os professores, seu saber e o seu fazer: elementos para uma reflexão sobre a prática docente

Autora: Rosenilde Nogueira Paniago

Editora: Appris

Ano de publicação: 2017

Sinopse do Livro: 

O livro Os professores, seu saber e o seu fazer se destina a professores em exercício e em formação. Objetiva provocar uma reflexão sobre a formação de professores, os saberes e o fazer docente,  sobre as concepções pedagógicas que dão suporte à formação e prática docente, sobre a organização do trabalho docente, focalizando primordiamente o papel do ensino, educação e as estratégias didático-pedagógicas do ensino-aprendizagem. Se assenta numa concepção pedagógica que pressupõe o papel da educação, do ensino, a preparação para o ser, para o conviver, para o posicionamento crítico e político, para o empoderamento substantivado na capacidade de tomada de decisões e participação ativa social e profissional.

Rosenilde Paniago_capa_completa_14x21-01 (8)

Título do Livro: Políticas e práticas da educação profissional no IF Goiano

Organizadores: Maria Lícia dos Santos; Lúcia Helena Rincón Afonso; Maria Esperança Fernandes Carneiro; Marco Antônio de Carvalho; e, José Carlos Moreira de Souza

Editora: PUC Goiás

Ano de publicação: 2017

Sinopse do Livro: O IF Goiano demonstra com a publicação deste Livro, seu compromisso social, científico e educativo com a comunidade em que se insere e o abriga, buscando contribuir com a preservação e desenvolvimento de sua história, de sua população em especial a juventude que pode contar com acessos a diferentes processos públicos e gratuitos de formação humana e profissional de excelência de forma verticalizada.

  1

  

 

Título do Livro: Educação, inclusão e o mundo do trabalho: percalços, desafios e possibilidades

Organizadores:  Maria Lícia dos Santos; José Maria Baldino; Léia Adriana da Silva Santiago; e,Lúcia Helena Rincón Afonso

Editora: PUC Goiás

Ano de publicação: 2017

Sinopse do Livro: A educação é uma das instâncias mediadoras do ser humano, tornando possível a reciprocidades entre os indivíduos e sociedade.  Por intermédio do conhecimento que a educação, vista como práxis, abre-se um leque de possibilidades para questionamentos e críticas do contexto social, possibilitando espaços de trabalho e ações concretas. Cientes de seus papel enquanto instituição de escolarização e reflexão, buscamos conhecer os aspectos conflitantes de nosso fazer.

2

 

 

Título do Livro – Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar

Organizadores – José Carlos Libâneo e Raquel A. Marra da Madeira Freitas

Editora – Editora Espaço Acadêmico

Ano de publicação – 2018

Sinopse/comentário do Livro: 

O presente livro apresenta resultados de pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, vinculado ao CNPq e, especialmente, da pesquisa intitulada “Políticas educacionais oficiais: estudo das repercussões de seus referenciais de qualidade de ensino nas práticas pedagógicas e na aprendizagem dos alunos em escolas públicas estaduais de ensino fundamental”, que teve como objetivo apreender, nas políticas educacionais do Estado de Goiás, influências de propostas educacionais de organismos financeiros internacionais no trabalho dos professores e na aprendizagem dos estudantes, a partir de critérios de qualidade da educação presentes em documentos desses organismos, bem como identificar as repercussões dessas propostas na qualidade de ensino nas escolas públicas estaduais.

3

 

Título da revista: Ciclo Revista: Experiências em formação no IF Goiano – V.02

Organizadora: Vívian de Faria Caixeta Monteiro

ISSN: 2447-8792

Ano de publicação: V.02, N1 (2017)

4

 

 

Título: Ensino, Pesquisa e Extensão: diálogos da prática docente

Autor:  Eleno Marques de Araújo

Editora: Kelps

Data: 2018

 

Sinopse: O livro recolhe uma série de artigos temáticos sobre o tripé do ensino superior. Todos os artigos estão assinados por pelo menos um mestre ou doutor. Conta com um conselho editorial de pareceristas de seis doutores de diferentes IES do Brasil e da Argentina. Desejamos uma boa leitura a todos.

5

Título do Livro: APRENDO QUÍMICA A PARTIR DO TEMA MINERAÇÃO: Proposta de atividades para o ensino médio

Autores: Nara Alinne Nobre da Silva (Doutoranda em Educação em Ciências – UnB, Professora do Instituto Federal Goiano Campus Iporá) e Claudio Roberto Machado Benite (Professor Ajunto UFG)

Editora: Appris

Ano Edição: 2018

Sinopse: O livro intenciona informar e ensinar o leitor sobre aspectos relacionados à Química, por meio do tema Mineração. A obra foi desenvolvida mediante discussões com um grupo de cinco professores da Educação Básica da cidade de Ceres, GO, (Química, Biologia, Sociologia e Pedagogia). A leitura é importante por apresentar propostas que podem ser aplicadas em sala de aula, e é indicada para alunos de licenciaturas, professores da área de Ciências Naturais e Sociais e alunos do Ensino Médio. Por meio de quatro unidades temáticas, abordamos as riquezas e impactos gerados pela atividade mineral, assim como a inserção de conceitos e atividades que indicam como a Química pode ser ensinada e aprendida pelo tema Mineração.

 6

 

CONTATO

Reitoria IF Goiano: (62) 3605-3600
IF Goiano - Campus Rio Verde: (64) 3620-5618
IF Goiano - Campus Rio Verde | Coordenação do Evento: (64) 3620-5688
Uni RV: (64) 3611-2200
FAR: (64) 3620-4700
UEG - Jataí: (64) 3636-2848
UEG - Quirinópolis: (64) 3651-2285
UFG - Campus Jataí: (64) 3606-8202
E-mail: [email protected]