Conteúdo – Autismo e Síndrome de Asperger: um desafio na sala de aula

Autismo e Síndrome de Asperger: um desafio na sala de aula A inclusão e a permanência de estudantes com neurodiversidade é sempre um desafio para o professor e comunidade escolar. O objetivo deste curso é apresentar as diferentes formas de funcionamento intelectual e neurológico, considerando as pessoas com deficiência intelectual, as pessoas com transtorno do espectro autista (Síndrome de Asperger) e inclusive com altas habilidades, e as adaptações pedagógicas, informacionais, comunicacionais e atitudinais coerentes. Quando falamos de neurodiversidade temos que pensar sempre que tratamos de pessoas diferentes entre si apesar de fazerem parte de grupos específicos. O que os torna um grupo é que apresentam algumas características parecidas, mas é fundamental entender que o contexto social e histórico faz toda diferença nas capacidades e funções neurológicas dessas pessoas. Pretende-se apresentar ações e adaptações que podem ser feitas por professores que possam trabalhar estudantes com neurodiversidade, o que poderá proporcionar uma relação mais harmoniosa e, portanto, favorecer a aprendizagem no meio acadêmico.

CONTATO

Reitoria IF Goiano: (62) 3605-3600
IF Goiano - Campus Rio Verde: (64) 3620-5618
IF Goiano - Campus Rio Verde | Coordenação do Evento: (64) 3620-5688
Uni RV: (64) 3611-2200
FAR: (64) 3620-4700
UEG - Jataí: (64) 3636-2848
UEG - Quirinópolis: (64) 3651-2285
UFG - Campus Jataí: (64) 3606-8202
E-mail: [email protected]