Conteúdo – A importância do feedback na gestão pedagógica

Pretende-se, por meio da oficina, subsidiar o processo de reflexão e encaminhamentos para aprimoramento da prática pedagógica pela observação e coleta de evidências observadas por tutor e/ou tutorado. Na relação de tutoria, o tutor também precisa solicitar feedback, que o ajuda a perceber o que naquele momento está funcionando ou não no trabalho. Por essa razão o feedback foca nas evidências observadas no trabalho do tutorado, nos seus esforços para elevar os resultados da escola. Ao longo da relação de tutoria, a prática de feedback é central para avaliar estratégias e técnicas usadas, dimensionar a aprendizagem, checar mutuamente a compreensão. O aprendizado resultante de feedback informa o trabalho futuro na medida em que traz reflexões sobre a prática atual do tutorado e, em um diálogo conjunto, indica janelas de oportunidades de formação. Nesse sentido, o feedback permite ao tutor:

  • Compartilhar evidências da prática que foram observadas ou ouvidas, antes de chegar a conclusões/inferências sobre elas;
  • Levar o outro a refletir sobre seu posicionamento;
  • Ter um ponto de partida para conversar sobre os pontos fortes e de atenção, assim como avanços observados no desenvolvimento do tutorado;
  • Avaliar a abertura do tutorado para receber feedback;
  • Criar corresponsabilidade entre tutor e tutorado pela melhoria da prática;
  • Encaminhar ações formativas para os próximos encontros.

CONTATO

Reitoria IF Goiano: (62) 3605-3600
IF Goiano - Campus Rio Verde: (64) 3620-5618
IF Goiano - Campus Rio Verde | Coordenação do Evento: (64) 3620-5688
Uni RV: (64) 3611-2200
FAR: (64) 3620-4700
UEG - Jataí: (64) 3636-2848
UEG - Quirinópolis: (64) 3651-2285
UFG - Campus Jataí: (64) 3606-8202
E-mail: [email protected]